segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Arte Megalítica

Arte Megalítica em Portugal
As primeiras grandes construções em pedra aparecem um pouco por toda a parte. Baseia-se sobretudo na arquitectura funerária que por sua vez se rege pela crença na vida depois da morte e pelo respeito pelos antepassados. Destacam-se duas tipologias de construção megalíticas:

Anta de S. Geraldo, Portugal.
Os dólmens, que necessitavam de muita mão de obra, espalham-se por todo o território nacional. São estruturas que serviam para enterrar só os mais importantes. A generalidade da população tinha sepulturas vulgares. Os dólmens são formados por uma câmara subterrânea que tem acesso através de um corredor. Os mortos eram colocados em posição fetal na câmara que simboliza o útero para um renascimento do defunto. São, por vezes ornamentados com pinturas simples no seu interior. Do lado de fora são quase imperseptíveis pois avista-se apenas um monte de terra. São muito frequentes no Alto Alentejo.
Os menires são grandes pedras, com tamanho e forma variados, fincados no solo. São muito abundantes no Algarve e em Reguengos de Monsaraz, Évora. Tinham funções várias, os de forma fálica serviam sobretudo para rituais de fecundidade, e os restantes são de carácter comemorativo ou servem de sinalizador de uma sepultura
Alinhamento

Anta

Mamoa


Cromeleque



Menir





Sem comentários: