terça-feira, 2 de março de 2010

A Lenda do Capitólio

Quem foram Rómulo e Remo?


Uma lenda antiga diz que a cidade de Roma foi fundada por um homem chamado Rómulo. ele e o seu irmão gémeo, remo, foram abandonados pelos pais e criados por uma loba.
Uma das lendas descreve o seguinte:
Um dia, uma jovem vestal (mulheres que deveriam manter o fogo sagrado nos templos) teria ido buscar água para um sacrifício a um bosque sagrado, junto ao rio Tibre. Esta foi seduzida por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou. Desta união proibida nasceram dois gémeos: Rómulo e Remo. Quando nasceram, foram abandonados numa cesta e lançados ao rio Tibre, a mando do seu tio Amúlio. Tudo porque este tinha medo que essas crianças viessem futuramente a destroná-lo.A corrente do Tibre, em vez de as levar para o mar, milagrosamente, depositou-as num lugar seco, perto do Monte Palatino. Rómulo e Remo foram salvos por uma loba enviada por Marte. A loba criou-os e amamentou-os juntamente com as suas crias. Mais tarde, um casal de pastores, encontrou-os e criou-os.Já adulto, Remo envolveu-se numa rixa com alguns pastores e foi conduzido a Amúlio. Informado por Fáustulo das circunstancias do seu nascimento, Rómulo dirigiu-se ao palácio e libertou o irmão. Vingaram-se do tio, colocando, no seu lugar, Numitor, seu avô, novo rei de Alba. Com isso, ganharam o direito de fundar uma cidade no lugar em que a loba os encontrou, que foi Roma (753 a.C.). Como não sabiam o local exacto, propuseram-se interrogar os presságios. Remo instalou-se no monte Aventino, e Rómulo no Palatino, onde cada um dos gémeos consultou os deuses para saber onde se fundaria a nova cidade. A Remo foi-lhe enviado como presságio seis abutres a voarem sobre o Aventino, enquanto a Rómulo, favorecido pela Fortuna, surgiram-lhe doze abutres.Rómulo, para demarcar o território da cidade, traçou, em torno de Palatino, um grande sulco circular, demarcando o ''pomerium'' (muralha ou vedação em latim), com um arado de ferro guiado por dois bois brancos; a terra remexida simbolizava uma muralha e o sulco simbolizava o fosso. Esse sulco circular não era completamente fechado, apresentando interrupções onde seriam os portões da cidade. Mas Remo, para mostrar ao irmão que aquelas muralhas não valiam de nada, saltou por cima, ridicularizando a obra do irmão. Este, furioso, matou-o a golpes de espada. O sacrifício sangrento necessário para fundação de Roma, deixando claro que quem infringisse as leis romanas, sofreria as consequências. Rómulo arrependeu-se, posteriormente, chorando a morte do irmão, mas o destino estava traçado. Rómulo matou Remo, tornando-se o primeiro rei de Roma.
Para povoar a cidade, dado que os recursos locais eram insuficientes, permitiu que se alojassem, nos arredores de Roma, exilados, devedores insolentes, homicidas e escravos fugidos. Para além disso, para assegurar a continuidade da população da cidade, foi preciso arranjar mulheres. Deu-se, então, o rapto das Sabinas, provocando uma guerra contra os sabinos, que acabou, no entanto, com um tratado de união entre os dois povos. A segunda geração romana era, desse modo, uma mistura entre habitantes das colinas romanas, latinos e sabinos, fusão que estará na origem da formação étnica do povo de Roma.
Diz a lenda que, quando Rómulo morreu foi levado para os céus pelo seu pai, o deus Marte, tendo sido, mais tarde, adorado sob a forma do deus (Quirino).
Essa história é apenas uma lenda, mas existem informações verdadeiras. A primeira é que os fundadores de Roma criavam gado, conheciam metalurgia e praticavam a agricultura. Essas informações foram comprovadas pela arqueologia e estão presentes na lenda. A segunda informação é que Roma foi inicialmente uma Monarquia, e que o primeiro rei chamava-se Rómulo. Os povos da planície do Lácio eram constantemente ameaçados pelo etruscos, então, decidiram fundar uma cidade fortificada, com uma grande muralha e alguns poucos portões. Quem entrasse era considerado inimigo e logo assassinado.

Adaptado da Wikipédia

Retira do texto as informações que comprovam que esta lenda poderá ter um fundamento verídico.

Procura outra ou outras versões desta lenda.

Deixa-as nos comentários e assina.

Sem comentários: